6 fatos sobre a homeopatia veterinária

6 fatos sobre a homeopatia veterinária

Neste artigo você irá conhecer 6 fatos sobre a homeopatia veterinária. Confira!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que os mesmos princípios, leis e fundamentos que se aplicam à homeopatia humana também são válidos para a homeopatia com animais.

Assim sendo, a homeopatia veterinária trata o paciente em sua totalidade e busca uma abordagem terapêutica menos agressiva ao organismo, sem toxicidade e dedicada a restabelecer o equilíbrio homeostático do animal.

Fatos sobre a homeopatia veterinária

Homeopatia auxilia no tratamento de pulgas e carrapatos

O controle de pulgas e carrapatos pode ser realizado com auxílio da homeopatia, sem precisar utilizar venenos.

Principalmente quando os animais possuem limitações orgânicas, como problemas nos rins ou fígado, a homeopatia é a alternativa ideal para o tratamento e controle de ectoparasitas.

Homeopatia veterinária não demora para surtir efeito

A questão principal sobre esse tema é que na maioria dos casos os tutores procuram um veterinário especializado em homeopatia quando o animal já apresenta cronicidade da doença.

Dessa forma, o resultado do tratamento tende a ser demorado, porém isso não acontece por causa do método terapêutico e, sim, devido ao quadro clínico do paciente.

Homeopatia contribui para a imunidade do animal

Quando estudamos as causas das doenças existem dois cenários comuns: um sistema imune fraco e ineficiente ou um sistema imune extremamente reativo.

Todavia, o mais importante é que o sistema imunológico opere em normalidade, respondendo de forma equilibrada às ameaças e é justamente nesse aspecto que a homeopatia pode ajudar.

Existe uma série de medicamentos homeopáticos que auxiliam na resposta imunológica do organismo dos animais, reduzindo o estresse oxidativo e colaborando para estabelecer a normalidade do sistema de defesa do corpo.

Homeopatia veterinária em casos cirúrgicos

Os recursos terapêuticos homeopáticos podem contribuir de forma decisiva na recuperação pós-operatória, diminuindo o risco de hemorragias, garantindo uma boa cicatrização e auxiliando o paciente a sentir menos dor.

Animais com câncer

Nos casos em que animais são acometidos por algum tipo de câncer, a homeopatia desempenha papel fundamental no aumento da qualidade de vida do paciente. Auxilia no suporte imunológico, na melhora da absorção dos nutrientes pelo intestino, aumenta o apetite e diminui os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico.

Dignidade para pacientes terminais

Para animais com doenças em estágio terminal, a homeopatia é de grande valia.

Os medicamentos homeopáticos buscam melhorar a qualidade do sono, o controle da dor, garantir mais tranquilidade e minimizar o sofrimento do paciente.

A homeopatia tem como princípio sempre contribuir para melhorar as condições de vida do paciente.

O ponto central do tratamento com homeopatia veterinária é garantir os cinco pilares do bem-estar animal: poder saciar fome e sede; viver livre de dor, estresse e medo; além de ter liberdade para expressar o comportamento natural da espécie.

Lembre-se sempre de consultar um médico veterinário especializado em homeopatia caso tenha alguma dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *