A homeopatia tem ação lenta?

A homeopatia tem ação lenta?

Neste artigo iremos explicar porque não é correto afirmar que a homeopatia tem ação lenta. Vale a leitura!

Algumas pessoas consideram que não devem recorrer ao tratamento homeopático, alegando que seu efeito é muito lento e que se faz necessário tomar medicamentos a cada meia hora, cumprindo rigorosamente os horários e que ainda por cima não é permitido tomar café ou comer carne.

Naturalmente, todas essas crenças estão erradas.

A homeopatia está baseada fundamentalmente na Lei dos Semelhantes, o que significa que substâncias que em doses tóxicas provocam determinada sintomatologia em um organismo saudável, em doses homeopáticas têm efeito curativo sobre o paciente com a mesma sintomatologia.

Dessa forma, o médico homeopata necessita fazer um bom estudo de cada paciente, analisando todos seus sintomas, individualizando cada caso, com o objetivo de encontrar o medicamento adequado.

É apenas através desta avaliação global que podemos realizar uma prescrição homeopática adequada, a qual terá como efeito a melhoria da saúde do paciente.

Inclusive, há casos em que uma dose de apenas um medicamento é o suficiente para fazer desaparecer todas as queixas do paciente.

Nos casos das enfermidades agudas, como a amigdalite ou broncopneumonia, os recursos homeopáticos fazem com que o paciente se restabeleça em pouco tempo, podendo variar o período de recuperação entre algumas horas até vários dias, de acordo com a enfermidade em questão e a gravidade do quadro.

As enfermidades crônicas, por sua vez, são aquelas que se arrastam por muito tempo, desde meses até anos, como por exemplo a amigdalite crônica, a bronquite, a enxaqueca, etc. 

Muitos pacientes passam anos e anos tomando analgésicos, corticoides e outras drogas. Agora, se esses medicamentos tivessem efeitos curativos rápidos, não seria necessário tomá-los durante tantos anos seguidos.

Então, se uma pessoa que há anos toma tais drogas alopáticas diariamente necessita passar alguns meses em tratamento homeopático para reequilibrar sua saúde e não precisar mais medicar-se, é possível afirmar que a homeopatia tem ação lenta?

No que diz respeito a parte da alimentação, definitivamente cada um deve saber como se alimentar de forma correta, de acordo com seus problemas de saúde, procurando evitar os excessos para alcançar um melhor restabelecimento da saúde. Porém, não será por comer carne ou tomar café que o remédio homeopático deixará de fazer efeito.

Lembre-se sempre de procurar auxílio médico especializado e nunca se automedique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *