As células do câncer de mama são mais sensíveis para o tratamento com Viscum album Injetável Homeopático (200CH) do que as células-tronco mesenquimais.
Ana Catarina Viana Valle”, Hilana dos Santos Sena Brunei, Patricia Furtado Malard”, LanaRibeiro Aguiar*, Rosângela Vicira de Andrade’.
O estudo do adenocarcinoma e as novas terapias para tratar o câncer são áreas promissoras de grande interesse. O adenocarcinoma de mama pode ser de vários tipos e diferentes linhagens celulares e estão em uso em estudos, porque possuem características semelhantes às do epitélio mamário, mas com diferentes fenótipos, consolidados como modelos in vitro para investigação da biologia do câncer de mama. Como o câncer de mama é a causa mais comum de morte por câncer em mulheres em todo o mundo, novas possibilidades terapêuticas devem ser pesquisadas, como o Viscum album (VA) injetável homeopático, porque esse é um medicamento originado de uma planta cujo extrato tem efeitos citotóxicos. Neste estudo, linhagens de câncer de mama (células MCF-7, SKBR- 3, MDA-MB-321 e PMC-42), bem como células-tronco mesenquimais (CTMs) foram cultivadas na presença de Viscum album injetável homeopático (VA 200CH). A viabilidade celular foi avaliada pelo ensaio de MTT e comparada entre as linhagens celulares. Todas as linhagens celulares foram plaqueadas em duas placas de 96 poços por 24 horas com meio de cultura a 37,5 ºC e 5%CO2. Depois deste período, este meio foi substituído por outro contendo VA 200CH em concentrações de 10 a 100 uL/mL.
No grupo controle, as células foram cultivadas com meio sem VA 200CH. Estas placas foram mantidos em cultura por 48 horas. O ensaio MTT foi realizado para avaliar a porcentagem de células viáveis, e os resultados foram comparados com o grupo controle e entre células tumorais (MCF-7, SKBR-3, MDAMB-321, PMC-42) e células saudáveis (CTMs ).
“COMO O CÂNCER DE MAMA É A CAUSA MAIS COMUM DE MORTE POR CÂNCER EM MULHERES EM TODO O MUNDO, NOVAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS DEVEM SER PESQUISADAS, COMO O VISCUM ALBUM INJETÁVEL HOMEOPÁTICO.”
O ensaio MTT mostrou que o medicamento homeopático injetável VA 200CH foi eficaz contra todos os tipos de câncer de mama testados, sendo consideravelmente mais citotóxico para as quatro linhagens celulares de câncer de mama do que para células-tronco mesenquimais. O impacto do
VA 200CH na viabilidade de células foi analisado (Figura 1) e a variação de absorbância medida nas CTMs foi diferente em em relação à amostra de controle a partir da concentração de 68,1 uL/mL. Nas linhagens de células cancerígenas, mesmo a concentração mais baixa de VA 200CH (10uL/
mL) induziu a diminuição da viabilidade celular quando comparado ao grupo controle. Isso significa que as células de câncer de mama testadas são mais sensíveis ao VA 200CH do que a linhagem de Células saudável. A viabilidade das CTMs permaneceu em aproximadamente 90% na concentração
de 46, 4uL/mL e variou de 23% a 36% em células tumorais nesta mesma concentração, apresentando uma relação concentração-resposta em todas as linhagens de células tumorais, a absorbância da reação do MTT diminuiu gradualmente à medida que a concentração de VA 200CH aumentou.