Os florais de Bach foram criados entre os anos 20 e 30 do século XX pelo médico inglês Edward Bach.
Em suas pesquisas como patologista, ele sentia grande insatisfação ao perceber como a prática médica da época focava apenas no tratamento das doenças, sem buscar a cura do indivíduo em sua totalidade.
No intuito de contribuir com melhorias sobre o entendimento das doenças e os métodos terapêuticos disponíveis, Bach passou a trabalhar embasado em uma visão holística que priorizava o tratamento integral do paciente e não somente os sintomas.
Dessa forma, o médico desenvolveu uma alternativa terapêutica com o uso de essências florais medicinais capazes de restituírem o equilíbrio entre corpo e mente de seus pacientes.
Edward Bach dedicou-se por quase duas décadas à análise e estudo de ervas e plantas e, finalmente, definiu um sistema de 38 essências florais, que foram batizados mais tarde em sua homenagem: Florais de Bach.
Como resultado de sua pesquisa o médico e cientista deixa evidente seu entendimento de que o bem-estar emocional é componente fundamental para a saúde geral do organismo e como a personalidade e as atitudes das pessoas afetam sua vitalidade e desencadeiam diferentes tipos de doenças.
Os estudos de Bach também levaram-no a concluir que a abordagem terapêutica precisa ser individualizada, pois ele percebeu em suas investigações que diferentes organismos afetados pelas mesmas enfermidades reagiam de forma distinta a tratamentos iguais.
É interessante ressaltar que Edward Bach surpreendeu-se ao constatar que Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia, já havia destacado 150 anos atrás a importância da personalidade do paciente para o desenvolvimento de determinadas doenças e seus respectivos tratamentos.
Como funcionam os florais de Bach
A terapia feita com florais de Bach baseia-se na utilização de 38 tipos de essências completamente naturais e sem nenhuma contraindicação.
Essas extrações essenciais de diferentes plantas auxiliam as pessoas a reconhecerem, aceitarem e trabalharem suas emoções de melhor forma para que sua saúde física e mental não fiquem em desequilíbrio.
Portanto, quando o indivíduo é acometido pelo medo, é necessário que trabalhe a coragem; no caso de uma pessoa que vive sob constante estresse, o indicado é que ela desenvolva as habilidades emocionais necessárias para relaxar corpo e mente.
Restabelecer o equilíbrio emocional dos pacientes para que sua saúde melhore é o principal objetivo da terapia floral.
Os 38 florais de Bach são divididos em 7 categorias de acordo com o grupo de sentimentos que representam:
- Medo;
- Insegurança;
- Perda de interesse;
- Solidão;
- Sensibilidade aumentada;
- Desesperança;
- Preocupação.
Dentro de cada categoria há diferentes tipos de essências indicadas para situações e sentimentos específicos.
Diferentes questões ou acontecimentos podem causar alterações e desequilíbrios emocionais distintos, o que às vezes faz com que sejam receitados mais de um floral para determinados tratamentos.
Por isso, é fundamental consultar um terapeuta floral especializado antes de iniciar o uso das essências e ter em mente que os florais devem ser utilizados como complementos aos métodos terapêuticos tradicionais. Seguir as orientações dos profissionais de saúde é imprescindível.